Conheça algumas das técnicas utilizadas:
Pulverização: Utilizando bombas motorizadas de alta pressão é feita a aplicação dos produtos em todo o madeirame afetado e nas madeiras em torno para fins de prevenção. A névoa lançada pelo equipamento se adere na madeira e permanece com efeito ativo por anos protegendo seu patrimônio de novas infestações nos locais tratados.
Micropulverização: Para tratamento em áreas menores e mais específicas como batentes de portas, rodapés e móveis. O produto é aplicado com bombas elétricas que garantem um direcionamento mais localizado. Uma vez absorvido e aderido na madeira o produto elimina e previne as infestações de cupins e brocas.
Barreira Química: Dependendo da espécie do cupim é necessário realizar o tratamento químico no solo também. São feitas perfurações no solo com distanciamento específico para cada nível de infestação e injetada a calda cupinicida. Cria-se uma barreira protetora entre o solo e a edificação. Parágrafo Novo
Broca da madeira: É uma espécie de inseto diferente dos cupins, mas que também consomem madeira. Têm preferência por madeiras adocicadas e macias como bambu, pinos e compensados. Sua identificação pode ser feita quando são observados pequenos orifícios dos quais saem um pó fino que lembra a textura de um talco. É realizado então a pulverização do local afetado para que quando a broca se deslocar para a parte externa da madeira na fase de procriação, entrem em contato com o produto e ocorra o controle.Parágrafo Novo
O tratamento contra cupins e brocas da madeira é a especialidade da Garcia Controle de Pragas. Com acompanhamento técnico do engenheiro agrônomo, nossa equipe visita seu ambiente para realização da vistoria prévia. Nesta vistoria é avaliado o nível de infestação, identificação das espécies de cupins e broca presentes e definição do plano de controle.
A correta identificação de todas as áreas afetadas é imprescindível para o controle eficaz pois podem estar em diversos locais diferentes ao mesmo tempo. Atrás de móveis, batentes de portas, rodapés, madeirame do forro e até mesmo na estrutura subterrânea.
Com a complexidade deste tipo de infestação é necessário experiência, treinamento, atualização de técnicas e utilização de produtos e equipamentos específicos para este trabalho. Quando se compara o investimento em reformas no telhado ou a compra de móveis novos em decorrência dos danos ocasionados pelo cupim, o controle profissional das pragas se mostra a melhor alternativa.
A espécies mais comuns em nossa região são:
Cupim de madeira seca: Por manterem-se dentro da madeira enquanto a consomem a percepção da presença deles acaba muitas vezes passando despercebida aos olhos de quem não tem experiência na identificação da infestação. Deixam vestígios que são grânulos da cor da madeira e são conhecidos por consumirem toda a madeira de dentro deixando a área afetada oca e consequentemente trazendo risco à estrutura.
Cupim de solo: Também conhecido como cupim subterrâneo, esta espécie constrói seu ninho no solo e em múltiplos vãos da estrutura da edificação. A infestação tem início quando na época das revoadas um casal da espécie se estabelece no local dando início a uma nova colônia. Seus vestígios são as trilhas de terra que sobem pela parede e árvores. O cupim de solo é capaz de perfurar qualquer material como azulejos, concreto e gesso para chegar até seu alimento que é a madeira. Se alimentam de tudo que tem base de celulose como mdf, papel, compensado entre outros.
Rua Mato Grosso, 1129
Desenvolvido por Amblard | Todos os direitos reservados | Garcia Controle de Pragas